Abertas as inscrições para o curso em SP . Arquitetura Contemporânea Internacional - Gabriel Kogan

Curso em quatro aulas conduzidas por Gabriel Kogan sobre arquitetura contemporânea internacional com foco na obra de Rem Koolhaas, SANAA, Toyo Ito, Souto de Moura, Álvaro Siza e Peter Zumthor.

Os encontros debaterão criticamente conceitos fundamentais dos arquitetos destacados, compreendendo interações entre teoria e prática a partir do estudo de projetos e textos. Entre os assuntos explorados, destaca-se a relação entre arquitetura contemporânea e cidade histórica, além das origens modernas da produção no pós-guerra.

Aulas expositivas e discussões buscarão formular uma crítica sobre a produção contemporânea e como ela se insere na história da arquitetura. Pretende-se contribuir para a ampliação do repertório a respeito da arquitetura contemporânea internacional.


Data: 22, 23, 24 & 25 de janeiro (das 14h30 às 18h00) de 2019

Carga Horária: 14 horas

Público alvo: Arquitetos, estudantes de arquitetura e interessados no assunto

Vagas: 45 pessoas

Valor: R$ 390,00 + 10% de taxa do site de inscrição

Contato: Gabriel Kogan, (gabrielkogan@gmail.com)

Data limite para inscrições: 20/01/2019

Local: Auditório da Livraria Martins Fontes (Avenida Paulista, 509. Metrô Brigadeiro).

Inscrições em https://www.sympla.com.br/arquitetura-contemporanea-internacional--curso-em-sp__420055?fbclid=IwAR0RWuZvZ5ALyMJm4zqMJIGhkjCYqBG5L-2m7wElA94h3GkL60Rf00OD3og


Programa das aulas

22/01/2019 Aula 1 (14h30-18h00) . Rem Koolhaas e a preservação histórica. Histórico biográfico do arquiteto no contexto da destruição/reconstrução da cidades europeias. Anos de formação. Projeto para Bijlmermeer. A erosão das bases da arquitetura no fim dos anos 60. Exposição Cronocaos. Projeto para museu Hermitage em Saint Petersburg. Projeto para Garage Museum of Contemporary Art em Moscou. Projeto para Fundação Prada em Milão.

23/01/2019 Aula 2 (14h30-18h00) . Toyo Ito, SANAA e outras práticas contemporâneas no Japão do pós-guerra. Wabi-sabi e estética japonesa tradicional. Elementos da cerimônia do chá. As cerâmicas tradicionais. A Villa Katsura. Kenzo Tange e a arquitetura do pós guerra. Projeto da Casa Tange. Projeto Memorial de Hiroshima. Projeto da Sky House de Kiyonori Kikutake. O movimento Metabolista. Projeto da Nagakin Capsule Tower de Kisho Kurokawa. Expo Osaka 70. NA House de Sou Fujimoto. Uma árvore genealógica de Toyo Ito. Projeto da Tanikawa House de Kazuo Shinohara. Projeto da Même Experimental House de Kengo Kuma. Projeto da White U, da Mediateca de Sendai, da Tama Art University Library de Toyo Ito. House in a Plum Grove de Kazuyo Sejima. Projeto da Moriyama House de Ryūe Nishizawa. O SANAA.

24/01/2019 Aula 3 (14h30-18h00) . Álvaro Siza e Edurado Souto de Moura: contextualismo. O Inquérito à Arquitectura Popular Portuguesa. Projeto do Centro Cultural Manzana del Revellín de Álvaro Siza. Projetos da Casa de Chá da Boa Vista e das Piscinas em Leça de Palmeira de Álvaro Siza. Quatro habitações sociais de Álvaro Siza: Bouça, Schilderswijk e Giudecca. Projeto do Museu de Arte Contemporânea de Braganza, Casas Pátios, Casa em Moledo, Edifício Rua do Teatro e Estádio de Braga de Souto de Moura.

25/01/2019 Aula 4 (14h30-18h00) . Peter Zumthor: as atmosferas. Construindo e desconstruindo o conceito de Regionalismo Crítico. O campo ampliado de Zumthor. Projetos da Capela Saint Benedict Chapel, Terma em Vals, Pavilhão de Hannover, Steilneset Memorial, Casa e Estúdio do Arquiteto, Capela Bruder Klaus Field, Kolumba Museum de Peter Zumthor. Interpretação do livros As Atmosferas.


Mini currículo, PROFESSOR

GABRIEL KOGAN . Arquiteto e editor, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 2009. Palestrante convidado da Politécnico de Milão (POLIMI, campus Mantova) entre 2015 e 2018 e na Escola da Cidade (desde 2018). Oferece cursos livres no MASP (2016) e MuBE (2017 & 2018). Foi colaborador da Folha de S.Paulo, Revista Bamboo, AU e as japonesas A+U e GA House. Em 2013, apresentou mestrado no UNESCO-IHE nos Países Baixos. Entre 2007 e 2015, trabalhou no escritório de arquitetura Studio MK27. Participou no anteprojeto do Museu de Minas e Metal de Paulo Mendes da Rocha em 2006 e da organização do Arte/Cidade de Nelson Brissac em 2005. Em 2015, fundou o instituto CENTRO Pesquisas Urbanas e e edita a Revista Centro. Integra o juri do Troféu APCA para a categoria Arquitetura.


POLÍTICA DE CANCELAMENTO

Caso requisitado pelo(a) inscrito(a), será feita restituição integral do valor se o pedido de cancelamento for feito em até 7 dias após a compra. Após os 7 dias, não será feita devolução. A inscrição é pessoal e não pode ser transferida para outra pessoa.

  • Título

    Abertas as inscrições para o curso em SP . Arquitetura Contemporânea Internacional - Gabriel Kogan
  • Tipo

    Série de Palestras
  • Organizadores

  • De

    22 de Janeiro de 2019 02:30 PM
  • Até

    25 de Janeiro de 2019 06:00 PM
  • Onde

    Auditório da Livraria Martins Fontes
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Abertas as inscrições para o curso em SP . Arquitetura Contemporânea Internacional - Gabriel Kogan" 19 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908054/abertas-as-inscricoes-para-o-curso-em-sp-arquitetura-contemporanea-internacional-gabriel-kogan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.